Oficinas

25 DE SETEMBRO – OFICINAS

Evento aberto ao público, as inscrições já estão abertas! Veja no link INSCRIÇÕES.

OFICINA 1: “Etnografías patrimoniais: os casos de Maragatería (Espanha) e La Habana (Cuba)”. Responsável: Prof. Dr. Pablo Alonso González – Instituto de Ciências del Patrimônio (Incipit) – Espanha 

A etnografia patrimonial é uma metodologia de estudo do patrimônio cultural e natural que tem cada dia mais adeptos no campo da Antropologia Sociocultural e dos estudos de patrimônio. O objetivo das etnografias patrimoniais é realizar um mapeamento dos atores e dos processos mediante os quais determinada cultura material torna-se valiosa para uma comunidade humana, analisando os processos contenciosos que ocorrem durante a valorização dos bens. Assim, as etnografias patrimoniais não desconsideram o valor intrínseco do patrimônio, ao contrário, questionam a constituição do seu valor na sociedade. A presente oficina visa apresentar dois estudos de caso contrapostos. O primeiro na região da Maragatería espanhola, uma área pobre onde os discursos autorizados das instituições culturais são débeis e são os atores sociais que levam adiante os processos de patrimonialização. O segundo refere-se ao caso da Habana Velha, Cuba, onde a Oficina del Historiador de la Ciudad tem tido um papel central na transformação do centro histórico num patrimônio orientado ao turismo. Mediante a contraposição dos dois casos, a oficina pretende mostrar o potencial das etnografias patrimoniais para conhecer e analisar os processos cada vez mais habituais de patrimonialização que nos rodeiam.

OFICINA 2: “A Experiência de Cova de Altamira”. Responsável: Prof. Dr. David Barreiro – Instituto de Ciencias del Patrimonio (Incipit), Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC), Spanish National Research Council (CSIC) – Espanha.

Nesta oficina será apresentada a pesquisa realizada na Cova de Altamira, Espanha. O estudo foi uma mistura de Heritage Study e de projetos de preservação.  A oficina vai destacar os sucessos e os fracassos que ocorreram no decorrer do projeto.

Deixe um comentário